Escapando e Limpando | Seu Próximo Jogo #05
nesta edição: uma escola para aprender a abrir cadeados estranhos e uma máquina de lavar de alta pressão
Bom dia pra você do outro lado da tela! Essa é a quinta edição da sua curadoria semanal de jogos de jogos únicos, marcantes e com personalidade ― quem sabe você não encontra aqui Seu Próximo Jogo? Meu nome é Gabriel Toschi e nem sempre eu consigo jogar coisas logo que elas saem, mas esse ano eu consegui e acho que foram alguns dos melhores jogos que já joguei na vida. (graças ao Game Pass, inclusive, bom demais)
Mas antes dos jogos, alguns recadinhos! O primeiro é pra falar que você pode acompanhar todas as edições direto pelo Telegram agora: só clicar aqui e entrar no canal do Seu Próximo Jogo. Sem spam, só o link da edição toda sexta de manhã, prometo.
A segunda é dar boas-vindas pra todo mundo que chegou depois da recomendação da isabela thomé na newsletter dela! Ela também recomendou uns jogos bem legais na última edição da “eu destruirei vocês” que vale a pena dar uma olhada.
Quer dar suas sugestões ou recomendações? Responde esse e-mail, comenta no site ou fala comigo no Twitter ou Mastodon!
Se quiser já comprar uns jogos, segue a nossa curadoria na Steam pra receber tudo por lá mesmo.
No canal do SPJ no Telegram, você também recebe os textos logo que eles saem, sabia?
na edição de hoje: dois dos meus jogos favoritos de 2022, um pra escapar de salas absurdas e outro pra não ficar culpado de gastar água (é um videogame, não é de verdade)
Caso tenha recebido esse link por alguém ou encontrado em uma rede social, você pode receber o Seu Próximo Jogo toda sexta-feira, às 9h, na sua caixa de entrada! É só clicar aqui e deixar seu e-mail que semana que vem estou aí com você. Se você já recebe no seu e-mail, que tal compartilhar o link dessa edição com alguém clicando no botão abaixo? Bons jogos!
PowerWash Simulator
eu queria ter essa força de vontade pra limpar minha casa
por Gabriel Toschi (site / twitter)
Eu sei que a ideia de limpar as coisas não é tão interessante assim, mas limpar as coisas com uma lavadora de alta pressão parece bem mais legal pra mim… Não é a toa que eu conheci PowerWash Simulator e sabia que eu ia me afundar nesse jogo por quanto tempo ele me permitisse (o que realmente aconteceu). O que você tá imaginando é praticamente o que o jogo é: você compra uma lavadora, decide começar sua própria firma de lavagem profissional e começa a lavar tudo que vê por aí.
Pior que essa é a principal experiência que o jogo oferece, sem minigames estranhos ou outras coisas. A ideia é limpar veículos e construções que vão ficando cada vez maiores e complexas, enquanto compra melhores equipamentos. Eu sei que muita gente pode olhar e pensar que é estúpido gastar tanto tempo num jogo como esse ― e muita gente que conheço fez isso ― mas limpar as coisas foi tão relaxante pra mim que você não tem ideia!
Cada cenário começa tão sujo, mas você vai limpando pedacinho por pedacinho e vendo as cores que tavam por baixo, vai dando um prazer interior, principalmente em fases que são bem coloridas como o parquinho ou a pista de skate. Cada objeto que você termina de limpar faz um “ding!” e logo você vai vendo tudo sendo completado. No fim, ele mostra um timelapse de você limpando o lugar todo em poucos segundos, e ai você já pode comprar melhores equipamentos pra facilitar a sua vida depois. É um ciclo que me divertiu e me relaxou bastante em umas semanas que eu precisava de um descanso pra minha mente.
PowerWash Simulator não é pra todo mundo, claro, mas pode oferecer bem mais do que aparenta num primeiro momento ― sem contar a maluca história (sim, história) que vai sendo mostrada durante o Modo Carreira e que vai pra lugares que você não espera. Não é um jogo de maratonar, não é um jogo super desafiador, é só um momento de desligar a cabeça, colocar alguma música ou podcast e ter o prazer de ver as coisas limpinhas na sua frente (enquanto a sua casa e sua mesa na vida real estão imundas, claro).
PowerWash Simulator
por FuturLab, Square EnixDisponível em português do Brasil
Escape Academy
realmente parece uma escape room de verdade
por Gabriel Toschi (site / twitter)
Quando eu era adolescente, a melhor forma de explicar o que era uma “escape room” parecia ser compará-lo aos famosos jogos de apontar e clicar (point & click). “É igual aquele joguinho da internet de sair da sala”, diziam pra mim. Tirando o tempo limite das salas físicas, o conceito é bem parecido: encontrar objetos, resolver enigmas, abrir cadeados e conseguir escapar de uma sala fechada.
Depois de uma dezena de escapadas no mundo real, posso dizer que a experiência é bem diferente, na verdade. Por isso que fiquei tão surpreso com Escape Academy e, principalmente, com como ele consegue trazer a escape room que eu conheço pro meio digital.
Não que eu devia estar surpreso ― afinal, o time por trás de Escape Academy também trabalha em escape rooms físicas ― mas o grande destaque do jogo pra mim foi o quão realmente parecidas com salas reais a dúzia de fases presentes são. Um dos problemas mais intrínsecos ao gênero de apontar e clicar (e até aos jogos de aventura como um todo) são os enigmas que parecem não fazer sentido: interações com objetos que você nunca descobriria, sequências de passos que são impossíveis de adivinhar…
Tudo em Escape Academy faz sentido se você pensar nela em objetos reais, em situações reais. 95% dos enigmas e salas poderiam facilmente ser recriadas no mundo real sem perder nada da experiência proposta. Mas se as coisas apertarem, o jogo tem um sistema de dicas bem legal e interessante, que vai ajudar a passar por um outro puzzle que possa te travar. Você também pode aproveitar toda a campanha em dois jogadores e talvez nem precisar das dicas! (você vai precisar mesmo assim, ok, acontece com todo mundo, tá tudo bem)
É uma pena que a ideia de uma escola pra escapistas que dá nome a Escape Academy fique tão apagada com diálogos e personagens meio sem sal, mas a qualidade dos puzzles e das salas compensa demais uma experiência incrível tanto pra quem ama escape rooms, quanto quem sempre quis saber como funciona uma de verdade. Com mais salas confirmadas no Season Pass, conteúdo não vai faltar pra quem gosta desse tipo de desafio. Chama alguém, prepara o caderninho e conheça os diferentes cenários do melhor jogo de escape room digital já feito.
Escape Academy
por Coin Crew Games, Skybound GamesSteam (Windows)
Epic Games Store
PlayStation Store
Xbox Store (Game Pass)